Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência

Escrito a .

JI D JOAO PORTUGAL  1 JI CATAVENTOS DA PAZ EB 1 CATAVENTOS DA PAZ EB ALMADA EB1 JI COVA DA PIEDADE
JI D. João de Portugal  JI Cataventos da Paz  EB Cataventos da Paz EB de Almada   EB JI da Cova da Piedade
Escola EB1 CARANGUEJAIS Escola D. Antonio da Costa A Costa EMIDIO NAVARRO 
EB dos Caranguejais  Básica D. António da Costa
Básica D. António da Costa  ES Emídio Navarro

 

Dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência. As Nações Unidas estabeleceram esta data em 1992, para ser assinalado anualmente, em todo o mundo. Este dia tem como objetivo a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural. O Grupo de Educação Especial assinalou a data, em parceria com o Plano Nacional de Cinema (PNC) e com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com uma

atividade que se centrou no visionamento do filme «Cordas» por todos os alunos (do pré-escolar ao 12.º ano) do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro. De seguida os professores promoveram a troca de ideias sobre o filme, tendo adaptado o nível do debate às diversas faixas etárias. A partir deste debate, no Pré-escolar e  no 1.º ciclo propôs-se a realização de um desenho, enquanto para os outros níveis de ensino foi proposta a produção de uma frase, por turma, sobre a mensagem do filme.

Estas mensagens foram divulgadas nas diferentes Cordas dos Afetos, que se encontravam no átrio principal de cada escola do Agrupamento.

A atividade foi um momento de reflexão e partilha, que promoveu a equidade, o respeito e a dignidade de tratamento para todos os seres humanos. 

Os docentes de Educação Especial agradecem a todos os que participaram no desenvolvimento desta atividade.

 

 

 

Imprimir